Sites Grátis no Comunidades.net
Crie seu próprio Site Grátis! Templates Incríveis em HTML5/CSS3, Galerias de Fotos, Widgets, Publicação do Site e muito mais!
Menu
 
 II Símposio da SIAEN
Tema do Evento e Descrição

 

II SIMPÓSIO IBERO-AMERICANO DE ESTUDOS NEOPLATÔNICOS

 

MÍSTICA E LINGUAGEM

 

RIO DE JANEIRO

23 A 27 DE MAIO DE 2011

Local: Universidade Federal Fluminense

Campus Gragoata

 

 REALIZAÇÃO

GT Neoplatonismo/ANPOF

SIAEN -Sociedade Ibero-Americana de Estudos Neoplatônicos

 

 

 

O II Simpósio da Sociedade Ibero-Americano de Estudos Neoplatônicos (SIAEN http://www.siaen.com), será realizado entre os dias 23 e 27 de Maio de 2011 no campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense, e seu tema será Mística e Linguagem.  O evento tem confirmado 20 palestrantes de diversas nacionalidades e será aberto a comunicações de outros professores e alunos de pós-graduação.

 

O tema do evento procura centrar as apresentações na noção de Mística e suas possíveis relações com a linguagem. A Mística, que tem no encontro do homem com a divindade seu ponto central, é um dos elementos principais do que se pode chamar de Neoplatonismo, que teve seu inicio nas elucubrações de Plotino e apresenta repercussões em toda a história da filosofia, passando por Agostinho, Pseudo-Dionísio Areopagita e Nicolau de Cusa até a contemporaneidade, com Heidegger e Derrida por exemplo. O tema da Mística abarca todos os pontos relacionados ao encontro indistinto entre o Homem e Deus, assim como todo movimento de ascese rumo a esse encontro, como, por exemplo, o discurso de enamoramento pela divindade, tão presente em autores místicos. O modo próprio de tal ascese se apresentou no ocidente com a alcunha de Teologia Apofática, método negativo de se descrever a divindade, negando-lhe todo e qualquer atributo ôntico. Assim, muito já se escreveu sobre o caráter inefável da divindade e da experiência do místico, e o estatuto dos discursos sobre essa experiência é muito rico para se pensar na linguagem e sua capacidade de transmissão. Assim, o tema da linguagem está intimamente conectado com a possibilidade de uma experiência indistinta entre o homem e Deus.

O termo Mística, além deste primeiro sentido mais evidente, também se refere a toda tradição filosófica que dialoga com os diversos aspectos do divino e do religioso. Deste modo, o evento também compreenderá o termo Mística de modo mais amplo, a abarcar todo diálogo filosófico que lida com o Transcendente e o espiritual de alguma forma, relacionando-se ou não com a Linguagem e os seus problemas.

Assim, o Simpósio aceitará comunicações que versem sobre Mística e Linguagem tanto separadamente quanto de modo conjugado.

 

 

 

 

Grupos de Pesquisa Vinculados:

Apophatiké –Estudos Trans-Disciplinares em Mística (UFF)

LERen – Laboratório de Estudos Renascentistas (UFRRJ)

GEMT – Grupo de Estudos em Metafísica e Tradição (UFRN)

 

Universidades Vinculadas:

UFF, UFRJ, UFRRJ, UFRN, UFS, PUC-Rio              

Criar um Site Grátis    |    Crear una Página Web Gratis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net